quinta-feira, 24 de maio de 2012

Coreografia Pinocchio do Professor Caio Fabio

No dia 20 de maio os alunos da Oficina de Dança do Colégio Atuante fizeram participação no 6° Festival Regional de Dança de Itapira - SP, a coreografia do professor e coreógrafo Caio fabio tinha a seguinte proposta.

Boneco de madeira acorde!
A musica, a dança, o figurino e o cenário expressão a vida do famoso boneco de madeira criado por Gepeto, marionete sem ações e movimentações próprias, uma manipulação que hoje é feita em nossas crianças não por cordões, mas pela televisão, internet, os jogos, o conforto e a tecnologia. O sonho de Gepeto era que Pinocchio ganhasse vida, e assim foi, ser independente, ter suas ações e escolhas ao mesmo tempo ser criança e não perdera inocência.


Veja AQUI um pedaço da coreografia EM VIDEO.

Coreografia Pinocchio
Coreógrafo: Caio Fabio
Tempo: 04h00min (quatro minutos)
Linha de pesquisa: Dança Livre
Linha de Inspiração: Vários artistas
Linha de pesquisa teórica: A pesquisa feita na história Italiana do Pinóquio de 1883, conto e aventura do boneco de madeira e seu criador Geppetto, escrito por Carlo Collodi.
Nome: Pinóquio será o nome da própria história possibilitando a ligação direta com elementos cênicos, estéticos e coreográficos.
Cenário: A utilização de cordões, expressando a ideia de marionetes, assim como era Pinóquio antes de receber a vida.
Figurino: Uma releitura expressa das roupas utilizadas pelo Pinóquio, segundo as imagens e ilustrações do Filme da Disney e livro do conto.
Musica: Uma edição com a trilha sonora e falas dos personagens do filme, e a utilização de musicas paralelas instrumentais que compõem a edição da musica utilizada na proposta.
Proposta: Pinóquio (em italiano Pinocchio), uma personagem de ficção cuja primeira aparição deu-se em 1883, no romance As aventuras de Pinóquio escrito por Carlo Collodi, e que desde então teve inúmeras adaptações. Esculpido a partir do tronco de uma árvore por um entalhador chamado Geppetto numa pequena aldeia italiana, Pinóquio nasceu como um boneco de madeira, mas que sonhava em ser um menino de verdade. O nome Pinocchio é uma palavra típica do italiano falado na Toscana e significa pinhão (em italiano padrão seria pinolo).
Tanto os interpretes quanto os jurados e espectadores, são levados a entender a história do Pinóquio com uma diferença, a vida real, a coreografia é apresentada com um contexto do dia a dia das pessoas, pois muitas como nós ou mesmo crianças são presas a “cordões”, outras pessoas que determinam seus passos e direção, muitas não tem “voz”, outros falam por eles.
Em uma sociedade onde existem representantes para toda a massa, nas mais diversas classificações e áreas, as pessoas acabam perdendo sua própria identidade, somente após um despertar, criam determinantes ações que os colocam no mundo como pessoas de voz e ação.
Esse despertar vem de forma pessoal e intransferível, e sempre depende de você querer ter a própria vida (ações), foi exatamente isso que Pinóquio ouviu da fada, ele seria boneco, mas pela sua atitude e vontade ele seria menino. Sorte do Pinóquio que teve a fada para despertar e dar o ponta pé inicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário